sábado, 8 de abril de 2017

Surgimento do Trovadorismo

          O trovadorismo foi um movimento poético e literário que ocorreu na idade média.  Teve suas primeiras manifestações com a lírica dos “Troubadours” em Provença (região do Sul da França), ganhou repercussão e acabou se estendendo ao norte da França com os “trouvères” e também na Alemanha com os “Minnesingers” e na Itália com a composição feita em provençal. Já na Península Ibérica houve três núcleos distintos que surgiram de acordo com as regiões; O núcleo da Catalunha, região de fronteiras próximas aos Provençais; O núcleo da região “mais central” e o núcleo Galego – Português. Segundo MONGELLI (2009) “situou-se entre os séculos XII e XIV a produção lírica trovadoresca europeia, sendo o século XIII o seu momento de esplendor na Península Ibérica.”
            Para entender a natureza interna do trovadorismo é necessário situar-se na dinâmica social europeia da época, que compreende ao Feudalismo como forma de organização social e ao Teocentrismo como forma de organização moral-religiosa e como eles refletiam na poesia trovadoresca. Os feudos eram pequenas sociedades dividas entre os senhores ou suseranos (donos de terras) e os vassalos (homens livres recrutados), em uma relação de posse, sustento e segurança. Relação essa estritamente hierarquizada e de muito apreço ritualístico, o senhor concedia ao vassalo um pedaço de terra como forma de contribuição para que o vassalo pudesse produzir e ainda lhe servir. O Teocentrismo defendia que Deus era o centro do universo e a Igreja Católica junto à monarquia utilizavam-se dessa teoria para terem o domínio da vida da população.
            O trovadorismo como movimento literário reproduzia através de suas cantigas o que se vivia na Europa naquela época. Em Portugal não foi diferente, após a independência, o trovadorismo em galego – português, língua arcaica que deu origem ao português, ganhou papel importante como a primeira manifestação literária da língua portuguesa.
            O trovadorismo é representado através das cantigas. Isso é, a poesia cantada por nobres e acompanhada por instrumentos musicais. As fontes das cantigas e os cancioneiros são os documentos manuscritos passados através de séculos que contêm as informações relacionadas as poesias trovadorescas e suas regras além da arte dos trovadores. Segundo MONGELLI (2009) “Em galego- português restaram apenas três Cancioneiros, mais ou menos 1664 cantigas (apenas 13 incluem pauta musical), da autoria de 150 trovadores e jograis”. Já em provençal os manuscritos existentes são encontrados em maior número, já que a língua era a mais prestigiada pelos trovadores.


Referencial teórico:
MONGELLI, Lênia Márcia. Fremosos Cantares: antologia da lírica medieval galego-portuguesa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

SPINA, Segismundo: A lírica trovadoresca. São Paulo: Edusp, 1996.

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